09-01-2010
Rio - Desde o início deste ano estamos enfrentando uma chuva insistente cuja força vem derrubando casas, matando pessoas, alagando ruas em várias cidades do País, trazendo luto, destruição, viroses, sofrimento.
Parece que a Natureza está chorando, reagindo às agressões sofridas pela ignorância humana, tentando reconquistar o próprio equilíbrio causado pela devastação de suas defesas naturais.
A falta de organização das autoridades, permitindo a construção indiscriminada em áreas de risco, deixa à mostra sua parcela de culpa pela situação atual.
O que causa estupefação é que estão em vigor leis que se fossem respeitadas teriam evitado toda essa tragédia. Isso se não fosse o famoso “jeitinho brasileiro” (um vício nacional) com o qual dá para fazer tudo como quiser, conforme suas conveniências e ambições.
Na verdade, a população não tem do que reclamar uma vez que colhe o resultado de suas atitudes. Quem em nosso País já não tentou burlar as leis em favor de seus interesses?
Sem falar dos que passam pela vida levianamente, depredando os bens públicos, jogando lixo nas ruas, sem saber que estão criando ambiente propício à aparição de doenças. E de aumento dos impostos, que a cada dia se tornam maiores para poderem atender às necessidades sempre crescentes de manutenção da higiene e da saúde.
Sei que você é uma pessoa consciente, respeita a Natureza, assume a responsabilidade da própria vida. Já percebeu que se quisermos viver melhor teremos que reagir a essa cultura enganosa de que fraudar as leis é ser “esperto”.
É hora de reconhecer que enquanto fecharmos os olhos para essa realidade, estaremos sendo coniventes e de certa forma responsáveis pela corrupção que grassa em nosso País.
São as pessoas ignorantes (não sabem que estão erradas) que fazem nossa sociedade ser como é. Enquanto elas continuarem agindo assim, tudo continuará como sempre foi.
É uma questão de educação. Eu convido você, cidadão consciente e antenado, a engajar-se em uma campanha pessoal de esclarecimento, valorizando o bem em todos seus aspectos. Divulgar as vantagens de manter a ordem pública, a higiene onde estiver, a cooperação com o bem estar da comunidade.
É um trabalho de formiguinha, de longo prazo, mas cada pessoa que entender essa verdade estará diminuindo o mal e melhorando a qualidade de vida.
Preservar o equilíbrio do planeta que nos agasalha, respeitar suas leis, ser útil ao progresso de todos que vivem aqui, é trabalhar a favor da vida e merecer o progresso que viemos buscar. Juntos, vamos construir um mundo melhor!
Fonte: O Dia Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário