Rio 27-12-2009
Rio - O ano está no fim. Mesmo quando tudo está bem, dá um certo alívio pensar que um ciclo acabou, podemos virar a página e esperar por tempos melhores.
Esse alívio é ainda maior se durante este ano, nos defrontamos com muitos problemas. Vendo-o findar-se, temos a impressão de que todos eles irão embora, então poderemos desfrutar de mais equilíbrio e bem estar.
Essa trégua, ainda que momentânea, uma vez que os problemas mal resolvidos voltarão em busca de solução, nos oferece oportunidade de respirar um pouco e se você aproveitar essa chance mais otimista, poderá até encontrar soluções adequadas, libertando-se deles.
Sempre que não temos habilidade para lidar com uma situação que nos incomoda, nos deixamos levar pela emoção, nos desequilibramos, ficamos inseguros, o medo aciona nosso instinto de defesa e agimos de forma equivocada. A intolerância, a manipulação, o abuso do poder, a maldade, a violência, são frutos da nossa ignorância, no sentido verdadeiro da palavra: não sabemos como fazer melhor.
Com o decorrer do tempo, vamos colecionando problemas não resolvidos, que podem ter ocorrido em vidas passadas ou na atual. A vida é amorosa, conhece nossas dificuldades, não pune nossas fraquezas. Deixa o tempo passar, espera até que tenhamos aprendido um pouco mais e conforme nossas possibilidades vai colocando cada problema em nosso caminho.
Cada problema que surge, traz a chance de ser resolvido e nos libertarmos dele. Mas será preciso confiar na vida e ter a coragem de enfrentá-lo. Nem sempre será fácil porque ao nos defrontarmos com algo que não tivemos capacidade de resolver, cujos fatos continuam arquivados em nosso inconsciente, sentiremos de novo as fortes emoções de então e será preciso muito esforço para em meio a esse tumulto, encontrar a serenidade capaz de nos conduzir à libertação.
Fugir dos problemas será postergá-los sabendo que um dia eles voltarão em busca de solução.
Aproveite a trégua, mas antes que os mesmos problemas voltem a assombrá-lo, tente resolvê-los. Reveja os que ainda o estão incomodando, analise seus sentimentos a fim de entender que atitude sua os teria provocado.
A causa está dentro de você, radicada em suas crenças, seus medos e fraquezas. Só você pode identificá-la. Conseguido isso, será fácil saber como solucioná-los, à medida em que eles forem surgindo.
Livre dos problemas que o infelicitavam, poderá com serenidade e alegria programar as conquistas que fará daqui para frente. Fazendo sua parte com competência, otimismo, construirá uma vida melhor. Feliz Ano Novo!
Fonte: O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário